quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Uma Noite de Crime

Uma Noite de Crime (The Purge) é, na teoria, um filme de suspense e terror que se passa em uma sociedade americana, onde nas 12 horas de um dia, todo e qualquer tipo de crime é legalizado. Conta a história da família Sandin, que durante o Purge (purificar, em inglês), fica isolada em casa e é atacada por um grupo de jovens mascarados.

O Purge foi criado pelo governo americano para que os cidadãos tivessem um dia para "desopilar" e descarregar toda raiva e ódio acumulados. Essa medida diminuiu drasticamente o índice de violência no país. 

No fatídico dia, o filho de James (Ethan Hawke) e Mary (Lena Headey) Sandin desarma o sistema de segurança da casa para socorrer um sem-teto que estava ferido na rua. Logo em seguida, um grupo de mascarados aparece e ameaça invadir a casa e assassinar toda a família caso o homem não seja entregue. A partir daí, se desenvolve a trama de Uma Noite de Crime.

A ideia do filme escrito e dirigido por James DeMonaco, é interessante e poderia levantar diversas discussões, até mesmo ideológicas, sobre a sociedade moderna. Nos primeiros minutos, existe uma tentativa de mostrar as diferentes opiniões e como cada membro da família lida com essa realidade tão violenta. Mas logo, o filme se mostra pelo que realmente é: um completo absurdo de violência gratuita. 

Os personagens fracos e inconsistentes prejudicam ainda mais a trama. Em nenhum momento é estabelecida uma relação entre personagem e espectador, causando até mesmo uma apatia do público com quem está na tela. 

Assim, Uma Noite de Crime começa como suspense, vira um "banho de sangue" e termina como comédia. 

O inexplicável sucesso de bilheteria do filme nos EUA garantiu uma igualmente inexplicável sequência. 

Nota do Leiaute: 0,5/5.0

Luiza Guerim

Nenhum comentário:

Postar um comentário