sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Uma Tese para Tese Sobre um Homicídio


Ricardo Darin lidera essa película argentina sobre um advogado, professor, divorciado e alcoólatra decadente que busca obsessivamente desvendar um assassinato. Um assassinato brutal e explícito, como no filme O Segredo dos Seus Olhos, onde o mesmo ator interpreta um investigador infeliz na mesma Buenos Aires.

A câmera nos apresenta uma sala desarrumada onde Roberto Bermúdez, personagem de Darín, acorda ainda bêbado com um corte na mão. Em seguida ele nos é mostrado ministrando aulas de pós-graduação para advogados. Buenos Aires e seus cafés é o cenário perfeito para qualquer coisa cinza e estranha que possa acontecer e nesse filme não é diferente. Bermúdez conversa em diferentes situações com um de seus alunos, aparentemente brilhante, e eles parecem se entender apesar de uma certa desconfiança por parte de Bermúdez, pouco explicada ao longo do filme. 

Em uma noite, durante a aula, um assassinato ocorre no estacionamento da Universidade - ou Escola de Direito de Buenos Aires -, onde o corpo mutilado, estuprado e esfaqueado da pobre vítima pode ser visto da sala de aula. Bermúdez, conversa com o investigador na cena do crime, visto que ele é um conhecido advogado criminal. A partir daí se desenvolve uma loucura regada a uísque, cigarros e cafés, onde Bermúdez investiga desesperadamente o aluno de quem desconfia e os detalhes do crime. Em cenas muito cínicas e bem filmadas acompanhamos as investigações e a loucura muito sutil do suposto assassino. 

O final não se deve contar para não estragar a surpresa, mas é um filme pra quem gosta de suspense e  procura um roteiro diferente.



Laura Guerim

Nenhum comentário:

Postar um comentário