terça-feira, 10 de dezembro de 2013

La Vela Puerca: da utopia à realidade


La Vela Puerca é uma banda uruguaia que mistura rock, ska e vários outros ritmos. Como conta o site oficial, a história da banda começa em 1995, fora do bar El Tigre, ao ar livre com amigos e o espírito de verão. O bar forneceu a eletricidade, os amigos e o ambiente enquanto a banda colocava a vontade e a música. A gravação desse show no meio da rua, se tornou um cassete que a banda levaria ao Concurso Generación 96, organizado pelo Canal 10, emissora de TV local. "Común Cangrejo" e "De Tal Palo" tocaram pela primeira vez na televisão uruguaia e muitos tiveram o primeiro contato com uma banda que mostrava um perfil festeiro, acelerado, combativo e colorido.


Após 18 anos na estrada, 6 discos e 1 EP lançados, a La Vela Puerca é considerada por muitos uma das melhoras bandas da América Latina, inclusive lotando casas na Alemanha, Estados Unidos e Espanha. No dia 27 de novembro, desembarcaram em Porto Alegre para tocar no festival El Mapa de Todos, e agora a vontade de voltar para o Brasil é grande, como nos contou Sebastián Teysera 'Enano'.

"O show de hoje foi um oásis dentro de todos os shows que tivemos durante o ano. Nós viemos aqui no ano de 1999, pela primeira vez, e foi outro show. A gente buscava feedback na internet e com o El Mapa de Todos, mas eu fiquei por fora disso, eu queria ver, queria surpresa para o mal ou para o bem e foi um oásis, foi gente cantando, energia vai e vem, o público foi um “éter”.


Sobre futuros shows no Brasil, Enano comentou:
"Todas as bandas querem tocar por todo o lado e sim é a ideia, e isso, o show de hoje, são coisas que quando passam abrem outras vias para a gente poder voltar, e eu quero".

José Sabía, um dos maiores hits da banda, ficou de fora do show no Brasil, e com risadas Sebastián falou o porquê de não ter tocado a música: "Não sei, em um festival o tempo que tem cada banda é muito rígido, você não pode passar por cima do tempo do festival e decidimos que haviam outras canções que queríamos tocar"

Por fim, Enano comentou como é viver da música no Uruguai, ainda mais sendo uma banda independente. "Era uma utopia, mas agora é uma realidade, não para muitas bandas, mas é muito importante para gente jovem que isso não seja mais uma utopia, eu acho que não é fácil em nenhuma parte do mundo, mas é um privilégio".

La Vela Puerca é formado por: Sebastián Teysera 'Enano' - Voz e Guitarra;  Sebastián Cebreiro 'Cebolla' - Voz; Nicolás Lieutier 'Mandril' - Baixo; Carlos Quijano 'Coli' - Saxofone; Alejandro Picone 'Ale' - Trompete; Santiago Butler 'Santi' - Guitarra; Rafael Di Bello 'Rafa' - Guitarra e José Canedo 'Pepe' - Bateria

Confira o último clipe lançado pela banda, Solo Un Paredón.


Daniel Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário